
Mercado espera última alta da Selic em 2025: 14,75% ao ano
Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) esperam que a taxa básica de juros, a Selic, seja elevada a 14,75% ao ano na reunião...
Carregando...
Se você não traçou estratégias para lucrar no Dia das Mães ou fez isso e não engrenou com resultados positivos, uma boa notícia: os especialistas dizem que ainda dá tempo para aproveitar a data.
Ainda bem, porque o potencial da celebração não é pouca coisa. O Dia das Mães é a segunda principal data para o varejo, atrás apenas do Natal. A FecomercioSP projeta um crescimento de 5,4% em maio deste ano, em comparação a maio de 2024. O estado de São Paulo vem de uma crescente acelerada, com aumento das vendas de 9,3% no ano passado, em relação a 2023. Esse incremento foi sustentado por uma conjuntura favorável, com desemprego baixo e inflação caindo.
Tradicionalmente, o brasileiro faz questão de comemorar a data. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revelaram que, em 2024, 78% dos consumidores comprariam ao menos um presente no período, gerando uma expectativa de movimentar por volta de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Para Enio Pinto, gerente de relacionamento com cliente do Sebrae, o Dia das Mães é sinônimo de aumento nas vendas e de visibilidade para o negócio. “A data impulsiona o faturamento e atrai novos clientes. Para muitos empreendedores, representa uma parcela significativa da receita anual, essencial para manter o negócio saudável e próspero. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com os clientes, fidelizando-os e construindo uma imagem positiva da marca”, acredita.
Comércio de produtos e serviços ganham como um todo. Mas há alguns segmentos que têm maior chance de se destacar nesse período por oferecer presentes com forte apelo emocional: “Joias, moda e acessórios, itens ligados à beleza e aos cuidados pessoais, flores, eletrodomésticos e experiências [massagens, passeios, ida a restaurantes, ingressos para shows...] são alguns exemplos que se aliam ao propósito da data, que é agradar e demonstrar afeto”, explica Juliano Martins, diretor de marketing e professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC).
O Dia das Mães está logo aí. O ideal, de acordo com Eduardo Curado, gerente de Soluções do Sebrae, é começar a divulgar as ações e promoções para o Dia das Mães com pelo menos um mês de antecedência para falar com os clientes que estão planejando suas compras.
Para quem não fez isso ou fez e ainda não teve bons resultados, o especialista recomenda reforçar suas campanhas, principalmente nas redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp, investindo na sua base de clientes e também buscando parcerias. “Todo negócio deveria ter bons parceiros – aqueles que trabalham com serviços e produtos complementares ao seu”, diz. “Incluir influenciadores na comunicação também pode ajudar a alcançar um público que ainda não atingiu e alavancar vendas num curto prazo”, acredita.
Os especialistas consultados para esta matéria dão várias sugestões para aumentar vendas e aproveitar o Dia das Mães. Veja a seguir 21 dicas:
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) esperam que a taxa básica de juros, a Selic, seja elevada a 14,75% ao ano na reunião...
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, em maio de 2025, proposta que permite ao trabalhador...
A Receita Federal confirmou na última quarta-feira (30) que apenas os contribuintes que entregarem a declaração do Imposto de Renda até...
O STF em plenário, sessão de 24/04/25, referendou a decisão de outubro de 2024 do ministro Flávio Dino que reduziu em três anos...